Escolha uma Página

O Núcleo de Ações Integradas (NAI) realizou na última quarta-feira, 16.11, no auditório Prof. Amaury Pereira Muniz, na (FME), a Jornada Afrobrasilidades e Diálogos Interculturais. O curso foi promovido para os professores do 1º ao 4º ciclo da Educação Infantil e abordou a musicalização nas relações étnico raciais pontuando a música e sua importância nas relações humanas. 

 

A Coordenadora do NAI, Cristiane Gonçalves, ressaltou que a música está inserida num contexto social, no âmbito da educação. “É uma forma de expressão humana, ancestral, utilizada pelo homem para falar de si, do seu grupo social e de suas impressões sobre o mundo. A musicalização  no processo de Ensino-aprendizagem, amplia a capacidade de percepção, expressão e comunicação do aluno. “

 

Já a coordenadora do programa criança na creche Eliza Pandino destacou a importância da música nas relações humanas.  “Quando é bem orientada, a musicalização faz com que o sujeito se localize e se aproprie da sua própria sonoridade e respeite o que venha de outras culturas.”

 

Encerrando a programação, todos puderam assistir à uma apresentação do professor e contador de histórias Dauá Puri. Alternando canções indígenas com trechos do seu livro, “Alken Poten –Poeira de Luz”, ele chamou a atenção de todos ao afirmar que “para entender a literatura de um povo, de uma cultura, é preciso formular uma teoria que surja do estudo desse objeto e não aplicando simplesmente as teorias europeias”.  

 

 

Texto: Felipe Saldanha

Fotos: Bianca Cavaliere e Felipe Saldanha

img_3588 img_3591 img_3595 img_3598 img_3607 img_3615 img_3628

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support