Escolha uma Página

O Núcleo de Ações Integradas (NAI) da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Fundação Municipal de Educação (FME)  realizou na última quarta-feira, 23.11, no auditório Prof. Amaury Pereira Muniz, na FME, a Jornada Afrobrasilidades e Diálogos Interculturais. O curso, promovido para os professores  do Ensino Fundamental e da Educação Infantil,   abordou a história da Literatura infantil no Brasil e no mundo e como sua produção se relaciona às práticas sociais de cada época. 

A professora de educação infantil da UMEI Olga Benário, Isis Penha Monteiro falou sobre a influência da literatura infantil na construção da indenidade de uma criança negra. “A literatura, através dos contos clássicos, tem uma parcela de responsabilidade no processo de negação e exclusão social. Isso pode ser comprovado nas pesquisas e produções acadêmicas que apontam inúmeros exemplos de racismo e aniquilamento das identidades", concluiu Isis. 

Já a coordenadora da Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) da Fundação Municipal de Educação (FME),  professora Glória Maria Anselmo, destacou a necessidade de “tocar o coração das pessoas com a literatura popular  pois descobrindo esses caminhos teremos uma vasta opção de artes e experiências  para trabalharmos diariamente com os alunos.  As identidades se fortalecem nesses processos imaginários com a vida e com pensamentos do nosso cotidiano."

 

O encontro contou com a presença de 30 professores de diversas escolas da rede municipal.

 

Fotos: Bianca Cavaliere

img_4086 img_4112 img_4116 img_4144 img_4145

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support