O secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, acompanhou nesta terça-feira (09) as obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) da São Januário, no Fonseca, Zona Norte de Niterói. A previsão é que a unidade seja inaugurada em maio, gerando mais vagas na Rede Municipal.

A obra faz parte do plano de expansão da Educação de Niterói, que vai entregar cinco novas unidades em 2024, sendo duas delas já em abril. As intervenções no Fonseca seguem para a etapa final, com pintura interna e externa, revestimento e instalação de aparelhos de ar condicionado.

“Estamos investindo na construção de novas unidades para garantir que todas as crianças niteroienses tenham acesso à escola, com ensino público de qualidade. Agora em abril, finalizamos duas unidades, do Barreto e Jurujuba, enquanto em maio serão entregues as Umeis de São Januário e Ponta d’Areia. Estamos trabalhando intensamente para expandir e requalificar a nossa Rede”, explicou Bira Marques.

O prédio, que conta com três pavimentos, terá seis salas de aulas, sala de recursos, sala multiuso, cozinha, refeitório climatizado, parquinho, além de quadra coberta e jardim suspenso. A estrutura está adequada aos padrões de acessibilidade – com elevador e sanitários adaptados – e sustentabilidade, com sistema de energia solar e eficiência energética.

A Umei São Januário terá capacidade para atender 120 crianças e o investimento feito pela Prefeitura de Niterói é de aproximadamente R$ 3 milhões.

Niterói é uma das cidades que mais investiu na construção de escolas nos últimos 10 anos, período em que foram entregues 26 novas unidades. Atualmente, estão sendo construídas outras três Umeis: Ponta d’Areia, Jurujuba e Barreto, além da Escola Municipal Fagundes Varella, no Engenho do Mato.

Texto: César Medeiros / Fotos: Cheila Pacetti