Os agentes da Guarda Municipal de Niterói iniciaram, nesta sexta-feira (26), o reforço da Patrulha Escolar nos arredores das escolas municipais da cidade. Foram utilizadas as cinco novas viaturas cedidas pelo Ministério da Justiça. As equipes, que têm treinamento especializado para realizar palestras sobre bullying e atendimentos em possíveis mediações de conflito, percorreram cinco regiões da cidade: Zona Norte; Zona Sul; Centro; Região Oceânica e áreas de Jurujuba e Icaraí.  De acordo com dados da Patrulha Escolar, em 2023 os agentes fizeram 5.646 visitas em escolas, com resultados positivos e aproximação com pais, professores e estudantes.

Além de dar apoio das 7h às 23h na segurança de alunos que fazem o Ensino de Jovens e Adultos, a patrulha vai orientar o ordenamento urbano no entorno das escolas.

“A ampliação da Patrulha Escolar é mais um passo importante do Programa Escola Mais Segura, reforçando o patrulhamento e a sensação de segurança no entorno das unidades. A violência é algo que deve ser amplamente debatido na sociedade e a Rede Municipal de Educação está fazendo o seu papel, investindo em inteligência, monitoramento e no reforço da Cultura da Paz. Com esse programa, estamos reafirmando a escola como um lugar seguro”, destacou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

A Guarda Municipal iniciou o programa aumentando a presença nas escolas. Também foi criado um setor próprio de inteligência para lidar com a questão dos jovens e redes sociais. O objetivo é abastecer as equipes que estarão em contato com as escolas. O objetivo é prevenir e antecipar a mediação de conflitos.

“Nossos agentes são treinados e têm uma bagagem para atuar com mediação de conflitos. As escolas também podem nos procurar para fazermos palestras sobre bullying, cidadania, drogas e outros temas que possam levar a algum ato violento. Estaremos sempre à disposição”, afirmou o inspetor geral da Guarda Municipal, Paulo Brito.

“Essa parceria com a Patrulha Escolar é muito importante. Eles se aproximam das crianças, conversam, dão dicas e ajudam nesse processo de construção de cidadania”, disse Patricia dos Santos Solares, diretora geral da Escola Dario de Souza Castelo.

Serviço – A escola da rede municipal ou privada que quiser solicitar a realização de palestras pela Patrulha Escolar pode agendar através do e-mail p.e.gcmn@hotmail.com. Em caso de emergência, alunos, pais ou professores podem acionar a Patrulha Escolar através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).