Os estudantes da Rede Municipal de Educação de Niterói estão aprendendo na prática sobre educação ambiental e biodiversidade. Através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) com o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, eles estão visitando a enseada de Jurujuba para participar de atividades com passeios de barco, oficinas de produção de fotos e vídeos, além de visitas a uma exposição sobre o projeto.

O objetivo da atividade é fortalecer as práticas de preservação através da sensibilização da comunidade escolar, da conscientização e do diálogo. Estão incluídas na ação as unidades escolares da região da enseada: Escola Municipal Helena Antipoff, Escola Municipal Professora Maria Angela Moreira Pinto e Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha, com as turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Ao longo do ano, serão impactados cerca de 600 alunos e profissionais.

As atividades são realizadas dentro de um barco, por uma equipe de educadores ambientais especializados e por um guarda vidas. Os estudantes navegam por cerca de 2 horas, aprendendo no “Ciência a Bordo” sobre a área da pesquisa marinha, os instrumentos, metodologias e vocábulos técnicos utilizados por estes profissionais no seu dia a dia.

Ainda durante o trajeto, é feita uma oficina de produção de foto e vídeo, que é dividida em dois momentos. O primeiro faz um resgate histórico, abordando a história da fotografia e contextualizando a história da Baia de Guanabara. Na sequência, acontece o momento mais aguardado pelos pequenos: é hora de registrar em foto e vídeo, com equipamentos fotográficos adequados, tudo o que estão conhecendo.

Após as atividades práticas, há uma visita à exposição do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. A mostra, que é aberta ao público, tem como principal objetivo apresentar o projeto à sociedade, principalmente aos moradores do entorno da enseada de Jurujuba. A exibição ainda traz a visão das crianças sobre o sócio-ambiente da região e a necessidade de preservação da biodiversidade local.

A área visitada pelos estudantes é a mesma trabalhada pelo “Enseada Limpa”, um programa da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, que tem como objetivo melhorar a balneabilidade das praias da Enseada de Jurujuba. Desde 2013, com a iniciativa, a balneabilidade da água para banho na região chegou a 59,9% em dados de 2021.