Cerca de 200 professores da Rede Municipal de Niterói participaram do Colóquio Internacional Infâncias em Contexto de Emergência Planetária. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, foi encerrado no último sábado (4). O evento aconteceu de modo híbrido (virtual e presencial) e o tema foi “Desemparedamento e Decolonialidade”.

O colóquio teve por objetivo debater estudos e pesquisas na área de Ciências Humanas, afim de provocar reflexões sobre as condições de existência das crianças e apontar perspectivas socioambientais, educacionais e curriculares das demais formas de vida que habitam a Terra. A programação contou com palestras, mesas de debates, grupos de trabalho e rodas de conversa.

As atividades promovidas tiveram como foco as infâncias, a educação, a ecologia e as cosmovisões não-hegemônicas ocidentais e afro-ameríndias, como territórios repletos de potencialidades para a emergência de decoloniais/contracoloniais, biocêntricas/biofílicas, nativas e brincantes.

O , no último sábado, foi realizado no campus da UNIRIO, na Urca, no Rio de Janeiro, com a presença de convidados, representantes de grupos de pesquisa, professores e ativistas de movimentos sociais, de escolas e secretarias municipais, sindicatos e coletivos populares atentos às causas das infâncias e da Terra, com transmissão online aberta para o público em geral. A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, participou do último dia do encontro.

“Estamos investindo na formação dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Niterói. A nossa cidade está muito bem representada neste colóquio internacional com a presença de 200 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Eles receberam o nosso apoio e, com certeza, sairão daqui melhor qualificados para o trabalho diário que desenvolvem nas nossas unidades”, declarou o Secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.

“Participar deste colóquio reafirma o envolvimento da nossa Rede de Educação com um currículo embasado nos temas infância e natureza numa perspectiva brasileira. E amplia nossas reflexões sobre as questões socioambientais, afirmando os princípios ético, estético e político das práticas pedagógicas que embasam nosso trabalho”, acrescentou a subsecretária Ana Schilke.

Para mais informações acesse https://www.coloquioinfanciaplanetaria.com.br/