Escolha uma Página

A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação promovem, nos dias 13 e 20 de outubro, a Feira Literária Digital de Niterói, em parceria com a Associação Estadual de Livrarias do RJ. Com transmissão na página Educação Niterói, o evento contará com palestras e atividades on-line gratuitas para os profissionais e alunos da Rede Municipal e demais interessados. Profissionais podem participar ao vivo através do Zoom, com inscrição até terça-feira (12) no link https://tinyurl.com/FeiraLiterariaDigital.

O objetivo da feira é estimular o encontro entre as funções sociais de livreiros e professores, em prol de novas e diversificadas práticas de leitura, além de estreitar diálogo com livrarias parceiras da cidade, favorecendo o estímulo à leitura.

A abertura do evento terá a participação do secretário de Educação de Niterói, Vinicius Wu, e do subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso. Terá também a participação especial do escritor e livreiro Aníbal Bragança, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, que realizará uma reflexão sobre o tema “A Educação e as Livrarias em Niterói”.

A programação da feira será eclética, visando a abranger diferentes tipos de público. Haverá dicas de leitura com os profissionais da livraria Saraiva, um debate sobre “Literatura acessível: humanizar para educar melhor”, com o professor de arte da SME, João Paulo Silva, promovido pela livraria Paulinas, e uma roda de conversa sobre “Os desafios educacionais frente à geração Z”, com a historiadora Flaviane Vaz, promovida pela livraria CPAD.

Haverá também o “Encontro com o autor”, promovido pela Travessa, entre a educadora e livreira Carol Freitas e o autor João Luiz Guimarães com o livro “Sagatrissuinorana”. O livro, uma homenagem a João Guimarães Rosa, reconta a fábula dos três porquinhos, tendo como pano de fundo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. A última palestra será promovida pela livraria SCHOFFER sobre “O livro como centro das oficinas de leitura e escrita”, ministrada por Fábia dos Santos Marucci, doutora pela UFF, professora da UNISUAM e gestora do projeto “Escriturando”, em Niterói.

Programação

13 de outubro

– 10h: Abertura com o escritor e livreiro Aníbal Bragança, com a palestra “A Educação e as Livrarias em Niterói”

– 11h: Dicas de leitura com profissionais da livraria Saraiva

20 de outubro

– 10h: Debate “Literatura acessível: humanizar para educar melhor”, com João Paulo Silva, mestre em diversidade e inclusão, professor de arte da SME Niterói e professor regente da sala de recursos da SEEDUC/RJ, promovido pela livraria Paulinas

– 11h: Roda de conversa “Os desafios educacionais frente à geração Z”, com a historiadora Flaviane Vaz, promovida pela livraria CPAD

– 15h: Encontro com autor – uma conversa entre a educadora e livreira Carol Freitas e o autor João Luiz Guimarães sobre o livro “Sagatrissuinorana”, promovida pela livraria Travessa

– 16h: Palestra “O livro como centro das oficinas de leitura e escrita”, ministrada por Fábia dos Santos Marucci, professora e gestora do projeto “Escriturando”, promovida pela livraria Schoffer.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support