Programas e Projetos

1. Programa de Aprendizagem Intensiva

O programa busca reduzir os efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento educacional, articulando uma série de ações integradas, como avaliação de indicadores de aprendizagem, rede de monitores, reforço escolar, alfabetização intensiva, entre outras ações.

2. Casa de Avaliação e Formação Continuada

Projeto dedicado a promover a melhoria da aprendizagem através do acompanhamento sistemático dos indicadores educacionais, da formação continuada dos servidores e do fortalecimento da gestão escolar.

3. Educação XXI

Projeto voltado à melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas, à inclusão digital de alunos e à formação continuada de professores para o uso de tecnologias e ao estímulo permanente à inovação no ambiente escolar.

4. Expansão da educação integral e Qualificação da infraestrutura das Escolas

Projeto de ampliação da oferta de educação integral em Niterói e melhoria da infraestrutura escolar da cidade. Prevê a universalização da educação integral nas Unidades Municipais de educação infantil e o aumento da oferta de educação integral nas escolas de ensino fundamental, além de reformas, obras e construção de novas unidades escolares.

5. Desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e promoção da Cultura de Paz nas Escolas

Projeto voltado à prevenção da violência e à consolidação de uma cultura de paz desde a infância até os anos finais do ensino fundamental. O projeto prevê o desenvolvimento de ações transversais relacionadas ao Pacto Niterói Contra a Violência e formação em mediação de conflitos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

6. Educação Antirracista – Efetivação da Lei 10.639

Projeto prevê a afirmação da igualdade racial e valorização da cultura afro-brasileira com base no ensino de história da África nas escolas. Visa ainda contribuir para a mobilização de processos formativos e práticas curriculares que reconheçam e valorizem os saberes indígenas e afro-brasileiros.

7. Mais Cultura na Escola

O projeto tem como objetivo integrar cultura e educação por meio de ações de formação cultural e artística e democratização do acesso à cultura na cidade. Prevê ainda a implantação de Bibliotecas Escolares nas escolas com Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói, com vistas à democratização da leitura, ao acesso à informação e à construção de um acervo de qualidade, fomentando um trabalho pedagógico que contribua para a formação do leitor-autor autônomo, crítico e reflexivo e para o desenvolvimento de práticas que incentivem a autoria e a criatividade.

8. Escolas Sustentáveis

O projeto busca promover uma relação harmoniosa das escolas com a natureza por meio do incentivo à mobilidade ativa, o respeito aos direitos dos animais e a adoção de novos hábitos alimentares que entendem a alimentação como ato político e de aprendizagem. Visa, ainda, ampliar o plantio de mudas, o cultivo de hortas e a utilização de áreas verdes nas escolas. O projeto conta também com ações transversais em parceria com a SECLIMA com o objetivo de fomentar a educação ambiental e envolver os alunos em ações sustentáveis ligadas à conscientização acerca do aquecimento global.

9. Educar na diferença

O projeto prevê o desenvolvimento de ações e discussões transversais relacionadas à identidade, gênero e diversidade. Contará também com a parceria da CODIM a fim de fomentar o fortalecimento do protagonismo de meninas e mulheres no ambiente escolar e prevenção à violência sexista.

10. Saúde e Qualidade de vida na Escola

O projeto visa desenvolver ações, por meio de equipe multidisciplinar em parceria com a SMS, objetivando promover a saúde integral do indivíduo e minimizar os impactos da pandemia sobre a comunidade escolar relacionados à saúde mental.

11. Gestão democrática, transparente e participativa

Implementação de ações de Participação Social e mobilização da comunidade escolar. Criação de mecanismos de diálogo e transparência radical na Secretaria de Educação.

12. Cidade Educadora

Projeto territorial que desenvolverá ações coordenadas com diversos órgãos e políticas públicas dentro e fora do espaço escolar visando a melhoria das condições de acesso, o incentivo à permanência na escola, a ampliação da educação integral, o aumento do senso de pertencimento ao território urbano e a afirmação do direito à cidade.

13. Fortalecimento da EJA

Expansão e qualificação da oferta de Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Niterói.

14. Fortalecimento da Educação Especial

Projeto de capacitação dos servidores da Rede Municipal de Educação e de produção de materiais pedagógicos adaptados para 100% dos alunos elegíveis com deficiência da Rede.

15. Gestão Escolar Eficiente

O projeto visa aperfeiçoar a gestão escolar e o fluxo de seus processos reorganizando-os de forma mais eficiente e transparente, integrados por um sistema de gestão, que permitirá mais celeridade e precisão na geração de dados estatísticos, com o objetivo de fundamentar a tomada de decisão e a construção de políticas públicas mais consistentes que gerem resultados efetivos para o aluno.

16. Esporte e Educação

O projeto visa garantir o direito ao esporte a todas as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação de Niterói por meio de estratégias que sejam capazes de democratizar e oportunizar a inserção em práticas de atividades físicas e esportivas dentro e fora dos espaços escolares.