Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, na Ponta D’Areia, fizeram uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecoponte. A ação fez parte da programação do Mês da Mobilidade, promovido pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), que tem por objetivo trabalhar a conscientização da população sobre a responsabilidade no trânsito. No caso da Educação, a ideia é fazer com que as crianças compreendam, cada vez mais cedo, a importância da segurança no trânsito.

Os alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental da unidade estiveram no espaço durante toda a manhã, e puderam ver de perto o Centro de Controle de Tráfego com o monitoramento de câmeras, conhecer os veículos de operações, como a ambulância e o caminhão guincho, além de poder entrar nas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O responsável por apresentar as viaturas (carro e moto) e falar sobre a importância da segurança no trânsito para as crianças foi o policial rodoviário federal, Francisco Paulo.

“O trabalho de conscientização das crianças, que é de longa data, é também um trabalho de conscientização sobre as atribuições da Polícia Rodoviária Federal. Afinal, ela realiza trabalhos de resgate, escolta, policiamento, educação no trânsito, entre muitos outros”, destacou.

Já nas instalações do CCO da Ecoponte, as crianças puderam assistir, em tempo real, 50 pontos onde estão instaladas câmeras de vigilância ao longo dos 14 quilômetros da rodovia. Através dessas câmeras que é possível mapear as áreas com acidentes e, assim, alcançá-lo rapidamente com os veículos da concessionária. Além do CCO, os estudantes puderam entrar em uma ambulância e em um guincho da concessionária.

O analista de tráfego do CCO, Rafael Ramos, acompanhou a visita e afirma que é essencial manter esse elo com as escolas municipais de Niterói: “É muito importante introduzir a crianças desta faixa de idade a importância da segurança viária, do uso do cinto de segurança e do respeito à sinalização de trânsito”, pontuou.

A professora Mônica Oliveira, que leciona na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, lembrou que da Escola Municipal Morro da Penha as crianças conseguem ver a Ponte Rio-Niterói, mas poucas vezes têm a oportunidade de ver como a rodovia funciona.

“Aqui elas estão conhecendo de perto como funciona todo o sistema. Certamente este será um momento que ficará na mente deles por muito tempo, talvez pela vida toda”, contou empolgada.

O estudante Guilherme da Silva, de 9 anos, ficou muito feliz e surpreso com tudo o que viu e aprendeu.

“Foi muito divertido, é legal ver como funcionam as coisas aqui dentro, porque, às vezes, acontecem alguns acidentes, e aqui, as pessoas ficam vigiando”, disse.

Bryan Oliveira, de 8 anos, contou que gostou tanto do passeio que acha que quer ser policial rodoviário federal.

“Eu vou contar para os meus pais que adorei conhecer o carro blindado com vidro duro e a moto da polícia. Acho que também quero ser policial federal. Vi as câmeras também e o que mais gostei foi de ver os barcos embaixo da ponte. Também aprendi que tenho que usar o cinto de segurança e a cadeirinha porque eu só tenho 8 anos e tenho que lembrar todo mundo no carro de usar”, relatou o menino.

Semana Nacional do Trânsito – A semana foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997 e tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade a se responsabilizar por um trânsito mais seguro. Desde 2007, a NitTrans organiza eventos em comemoração à esta agenda.
Confira toda a programação com as escolas da Rede e as atividades que serão promovidas para as crianças em Niterói:

– Dia 08 de setembro – Sexta-feira
Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação na Escola Despertar, Rua Hermes da Mata Barcelos, 400, às 13h30.

– Dia 10 de Setembro – Domingo
Minipista e Show de Mágica no Horto do Fonseca, Alameda São Boaventura, 770, às 10h.

– Dia 11 de Setembro – Segunda-feira
Visita ao CCO – Visita guiada com Escola da Rede Municipal pelo Centro de Controle Operacional Mobilidade na Estrada Francisco da Cruz Nunes, às 14h.

– Dia 12 de Setembro – Terça-feira
Circuito Ponte – Visita guiada com Escola da Rede Municipal à sede da Polícia Rodoviária Federal na ECOPONTE, às 10h.
A Teia das Águas – Espetáculo Literário com a Escola da Rede Municipal no Auditório do Caminho Niemeyer, às 14h.

– Dia 15 de setembro – Sexta-feira
Visita ao CCO – Visita guiada com Escola da Rede Municipal pelo Centro de Controle Operacional Mobilidade na Estrada Francisco da Cruz Nunes, às 10h.
Circuito Ponte – Visita guiada com Escola da Rede Municipal à sede da Polícia Rodoviária Federal na ECOPONTE, às 14h.

– Dia 16 de Setembro – Sábado
Bicicletada Infantil – Passeio de bicicleta saindo do Campo de São Bento, às 9h.
Atividade na Minipista – Ferramenta que possibilita o aprendizado das crianças sobre educação para o trânsito brincando em uma lona que representa o mapa de um ambiente urbano na Praça Dr. Vitorino – Ponta D’areia, às 10h.

– Dia 17 de Setembro – Domingo
Bicicletada Infantil POP – Passeio de bicicleta saindo no Parque Orla Piratininga, às 9h.
Minipista e Show de Mágica no Horto do Fonseca, no Campo de São Bento, às 10h.

– Dia 24 de Setembro – Domingo
Minipista e Show de Mágica no Horto do Barreto, Rua Dr. Luiz Palmier, às 10h.

– Dia 28 de Setembro – Quinta-feira
Plataforma Aberta – Tour pela Plataforma Digital da Engenhoca com Escola da Rede Municipal na Praça Vereador José Vicente Socerto, às 10h e às 14h.

Fotos: Cheila Pacetti