Professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental da Escola Municipal Vera Lúcia Machado, no Badu, participaram na manhã desta quarta-feira (17), de uma formação do “Clube da Matemática”. A oficina foi ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vinicius Pereira. A iniciativa é um dos projetos contemplados no Edital do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Fundação Euclides da Cunha (FEC).

A proposta do Clube da Matemática é constituir-se como um espaço de conhecimento, ultrapassando a noção de um repositório de atividades e materiais didáticos. A proposta é construir um espaço de formação, apoiado por uma abordagem teórico-metodológica, orientada pelo professor. O projeto está sendo desenvolvido em quatro etapas e teve início com o estudo de artigos acadêmicos, livros didáticos e anais de congressos nacionais e internacionais de educação matemática. A partir das pesquisas realizadas e das reflexões tecidas, foram elaborados materiais didáticos e jogos abordando diferentes conteúdos.

A terceira fase do programa compreende a realização de oficinas e formações com os professores da Rede Municipal de Educação de Niterói, que acontecerá durante todo o ano letivo de 2024. Por último, estão previstas ações que garantam o suporte necessário para a implantação de um Clube da Matemática nas unidades de Ensino Fundamental.

“Queremos estabelecer nas escolas a proposta de um espaço vivência, onde se possa utilizar a Matemática além da sala de aula. O objetivo é trabalhar essa disciplina dentro de uma perspectiva que faça sentido para o aluno. Quando ele entende o conceito, essa aprendizagem ganha contexto e significado”, afirma o professor Vinicius Pereira, coordenador do programa.

“Receber esse aporte pedagógico é fundamental e esse curso nos trouxe subsídios importantes para repassarmos para os nossos alunos. A partir do que aprendemos aqui, poderemos planejar as aulas e as atividades mais dinâmicas, lúdicas e criativas, o que favorece o interesse e a participação de todos”, a pedagoga da Escola Municipal Vera Lúcia Machado, Regina Alcântara.

Lançado em 2020, o PDPA prevê o desenvolvimento de 76 projetos voltados para solucionar os desafios prioritários da cidade. Eles estão associados às sete áreas do Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033, planejamento de longo prazo da cidade, e as metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Texto: César Medeiros

Fotos: Cheila Pacetti