Alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Jacinta Medela, no Fonseca, visitaram nesta sexta-feira (19), a Nave do Conhecimento. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Concessionária Enel Distribuição Rio, que tem como objetivo fortalecer a educação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais nas escolas da Rede Municipal de Educação.

A Nave Educacional é um ônibus adaptado com tela de cinema, recursos audiovisuais, jogos interativos e realidade virtual 3D. O equipamento contribui para consolidar o aprendizado disponibilizando uma ferramenta lúdica e interativa para alunos e professores, despertando, despertando a importância do exercício da cidadania.

Durante o período da manhã, o veículo ficou estacionado na esquina da Alameda São Boaventura com a Rua Tenente Osório para receber os estudantes. Eles participaram de atividades como o Jogo de Sete Erros, onde o desafio era apontar situações de desperdício de energia, e também assistiram ao curta intitulado “Um Mundo Sustentável”.

“Esses encontros contribuem para que os alunos desenvolvam uma consciência crítica e despertem para a necessidade de cuidar do planeta. O que eles estão aprendendo vai ser multiplicado nas famílias e também nas comunidades onde vivem”, declarou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.

Os alunos da Escola Municipal Jacinta Medela fizeram questão de elogiar a visita. “Gostei de usar os óculos 3D e o que eu vi aqui foi muito legal. Aprendemos a economizar energia e cuidar do meio ambiente”, disse a aluna Catarina Garcia de 10 anos. A Alicia Tenório, de 9 anos, disse: “Eu amei conhecer a nave e achei uma experiência incrível. Eu gosto muito de aventura e da natureza”.

O projeto “Energia na Escola” consiste em uma capacitação pedagógica ministrada pelo Instituto Efort. Em um primeiro momento, é voltada para alunos a partir do 3º e 4º ano, seguindo-se após os encontros formativos para os professores. De acordo com o planejamento feito pela Secretaria Municipal de Educação de Niterói serão visitadas 48 escolas de Ensino Fundamental.

Texto: César Medeiros

Fotos: Cheila Pacetti