Escolha uma Página

A 11ª Mostra dos Projetos Educacionais Instituintes da Rede Municipal de Educação de Niterói já está aberta ao público no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá. Até o dia 16 de novembro, os visitantes poderão conferir de perto as obras feitas pelos estudantes e profissionais da rede municipal, em uma exposição que revela a potência da infância e da educação pública como lugar de criação, descoberta e expressão.

A mostra reúne produções artísticas desenvolvidas nas escolas municipais ao longo do ano letivo, como maquetes, painéis, esculturas, desenhos, entre outros, que traduzem o cotidiano das escolas e dos territórios, unindo arte, ciência e cultura em produções que expressam o olhar das crianças sobre o mundo. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Nesta edição, participam 32 escolas de Ensino Fundamental e 44 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), com trabalhos desenvolvidos no âmbito da política “Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”.

“A Mostra é um espaço em que conseguimos ver, de forma muito concreta, o quanto a nossa rede está comprometida com uma educação que valoriza o pensamento crítico, a sensibilidade e a imaginação das crianças. Cada projeto traduz o trabalho coletivo que acontece nas escolas, envolvendo professores, equipes gestoras e famílias, e mostra que aprender também é um ato de criação. É muito gratificante ver a potência da nossa rede traduzida em arte”, afirma o secretário municipal de Educação, Bira Marques, que acompanhou o primeiro dia da exposição.

Os estudantes, que são os protagonistas dessa iniciativa, também estão visitando o Museu para ver de perto suas produções a das outras escolas, através do programa Circuito da Cidade. Uma ação da Secretaria e Fundação Municipal de Educação (SME/FME), que leva os alunos da rede municipal para para conhecer de perto pontos turísticos, históricos, culturais e naturais do município, em um ônibus especialmente plotado com identidade visual do programa.

O Iago de Souza de 8 anos, aluno da Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello, que fica em Itaipu, gostou muito do passeio e de poder ver de perto as obras: “Eu gostei muito das obras, gostei dos tambores, estou achando a visita super legal. Quero vir de novo, da próxima vez vou ver ainda mais obras de arte”, contou.

Já o pequeno Samuel Eduardo de Almeida, de 5 anos, é aluno da UMEI Lizete Fernandes Maciel, no Jacaré, e disse que uma outra peça chamou sua atenção: “A visita foi muito legal e eu gostei muito do barco”, disse.

Esta é a terceira vez que o Museu Janete Costa recebe a Mostra dos Projetos Educacionais Instituintes. O evento reafirma o papel das escolas municipais como espaços de produção de conhecimento e cultura. A iniciativa também fortalece o vínculo entre as unidades de ensino e a comunidade, ampliando o acesso à arte e promovendo uma educação pública que inspira, acolhe e transforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support