A 11ª Mostra dos Projetos Educacionais Instituintes da Rede Municipal de Educação de Niterói já está aberta ao público no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá. Até o dia 16 de novembro, os visitantes poderão conferir de perto as obras feitas pelos estudantes e profissionais da rede municipal, em uma exposição que revela a potência da infância e da educação pública como lugar de criação, descoberta e expressão.
A mostra reúne produções artísticas desenvolvidas nas escolas municipais ao longo do ano letivo, como maquetes, painéis, esculturas, desenhos, entre outros, que traduzem o cotidiano das escolas e dos territórios, unindo arte, ciência e cultura em produções que expressam o olhar das crianças sobre o mundo. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h.
Nesta edição, participam 32 escolas de Ensino Fundamental e 44 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), com trabalhos desenvolvidos no âmbito da política “Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”.
“A Mostra é um espaço em que conseguimos ver, de forma muito concreta, o quanto a nossa rede está comprometida com uma educação que valoriza o pensamento crítico, a sensibilidade e a imaginação das crianças. Cada projeto traduz o trabalho coletivo que acontece nas escolas, envolvendo professores, equipes gestoras e famílias, e mostra que aprender também é um ato de criação. É muito gratificante ver a potência da nossa rede traduzida em arte”, afirma o secretário municipal de Educação, Bira Marques, que acompanhou o primeiro dia da exposição.
Os estudantes, que são os protagonistas dessa iniciativa, também estão visitando o Museu para ver de perto suas produções a das outras escolas, através do programa Circuito da Cidade. Uma ação da Secretaria e Fundação Municipal de Educação (SME/FME), que leva os alunos da rede municipal para para conhecer de perto pontos turísticos, históricos, culturais e naturais do município, em um ônibus especialmente plotado com identidade visual do programa.
O Iago de Souza de 8 anos, aluno da Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello, que fica em Itaipu, gostou muito do passeio e de poder ver de perto as obras: “Eu gostei muito das obras, gostei dos tambores, estou achando a visita super legal. Quero vir de novo, da próxima vez vou ver ainda mais obras de arte”, contou.
Já o pequeno Samuel Eduardo de Almeida, de 5 anos, é aluno da UMEI Lizete Fernandes Maciel, no Jacaré, e disse que uma outra peça chamou sua atenção: “A visita foi muito legal e eu gostei muito do barco”, disse.
Esta é a terceira vez que o Museu Janete Costa recebe a Mostra dos Projetos Educacionais Instituintes. O evento reafirma o papel das escolas municipais como espaços de produção de conhecimento e cultura. A iniciativa também fortalece o vínculo entre as unidades de ensino e a comunidade, ampliando o acesso à arte e promovendo uma educação pública que inspira, acolhe e transforma.





