Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação estão envolvidas em uma ação para diminuir o índice de abandono e infrequência nas escolas da rede municipal de Niterói. Para isso, foi criado o Programa de Enfrentamento do Abandono Escolar, coordenado pelo Núcleo de Assessoria Técnica (NAT), em parceria com a Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) e demais Diretorias. O Programa tem como objetivo a redução das taxas de abandono e infrequência e a consequente melhoria da aprendizagem dos alunos.

"Esse é um movimento de escuta. Vamos visitar as unidades a fim de vermos o que elas estão desenvolvendo para combater esse movimento de abandono. A partir daí, vamos acompanhar e apresentar projetos com soluções que possam diminuir essa taxa", explicou Ronald Quintanilha, coordenador do NAT.

O primeiro encontro aconteceu no Auditório Darcy Ribeiro, na manhã desta terça-feira, dia 8 de março, com a presença da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, a superintendente de ensino, Patricia Gomes, além de diretores e representantes das 10 unidades municipais que apresentaram maior índice de evasão em 2015.

Um levantamento realizado no ano passado avaliou as taxas de aprovação e frequência dos alunos em toda a rede municipal. Com base nesse relatório, algumas unidades receberão atenção especial da SEMECT\FME.

"A partir do dia 10 ainda deste mês vamos às escolas, juntamente com o NAT, a AEAP e a Diretoria de 1º e 2º ciclos, para realizar essa política educacional de enfrentamento ao abandono escolar e é preciso o apoio total dos funcionários e, principalmente, dos diretores que estão à frente de cada uma das unidades", avaliou a superintendente de Ensino, Patricia Gomes.

De acordo com a secretária Flávia Monteiro de Barros, "já conquistamos um considerável avanço no que se refere à aprendizagem no município, a partir da observação das taxas de rendimento e aprovação que demonstraram um aumento de cerca de 10% em 2015. Estamos trabalhando intensamente a fim de diminuir o índice de abandono escolar e garantir não só a melhoria dos índices, mas, sobretudo,  o avanço no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem de nossos alunos", finalizou.

IMG_1128IMG_1145IMG_1161

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support