Escolha uma Página

Profissionais da Educação assistem palestra sobre o SAEN

 

Diretores das escolas municipais da rede assistiram nesta quinta-feira, 17.03, uma palestra com o professor e doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pablo Bispo dos Santos que abordou o tema " Construção de indicadores de qualidade nas escolas: um longo e necessário debate", sobre o Sistema de Avaliação Educacional em Niterói (SAEN).

O evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, ele fez uma explanação sobre o tema, afirmando que os referenciais de uma educação de qualidade é similar ao trabalho que está desenvolvido pela rede municipal de Educação de Niterói.

"Escola, principalmente a pública, não é uma empresa ou um supermercado que apenas se preocupam com os lucros. Estamos trabalhando com educação de crianças, precisamos elevar sempre essa qualidade de ensino", pontuou o palestrante.

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, esteve no evento e ressaltou a importância em avaliar a educação municipal.

"O objetivo do SAEN é discutir e potencializar o planejamento da qualidade escolar e não rankear  ou premiar as unidades. É um instrumento para reorganizar o reforço escolar, as turmas de avaliação além de outros objetivos. Vale a pena acrescentar que conquistamos avanços importantes e que já alcançamos níveis consideravelmente melhores", declarou.

À tarde, o professor Pablo Bispo desenvolveu uma dinâmica de grupo com os representantes da unidade, que se dividiram em grupos para responder a três questões: "O que significa qualidade de aprendizagem?", "O que significa qualidade na administração e gestão?",  "O que significa qualidade social?" Ao final, um representante de cada grupo apresentou as respostas para o público e o professor realizou uma roda de debates, respondendo aos questionamentos.

Para finalizar, a Assessora de Avaliação Institucional da SEMECT /FME, Cristina Campos, o encontro foi uma primeira etapa de um processo para melhorar o ensino na rede municipal de Educação.

"Entendemos que cada escola tem uma característica própria. Cabe cada uma delas aferir o seu indicador de qualidade, ver os pontos de acertos e erros. Esse trabalho, no chão da escola, seja feito de forma muito cuidadosa por vocês, e vamos sempre estar disponíveis para ajudar nessa avaliação", finalizou.

 

Texto: Mariah Bellido

Fotos: Luisa Veiga

IMG_1982 IMG_2020 IMG_2072 IMG_2098

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support