Escolha uma Página

O cineclube Cine Nikiti exibe neste mês o documentário “A Nação Que Não Esperou Por Deus”, de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen, em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril).  Ele será apresentado no dia 20 de abril, quarta-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

Quinze anos depois de realizar o seu filme de ficção "Brava Gente Brasileira", Lucia Murat volta, agora junto ao cineasta Rodrigo Hinrichsen, ao Mato Grosso do Sul para registrar o impacto provocado na reserva kadiwéu – cujos habitantes foram figurantes em “Brava Gente Brasileira” – pela chegada da eletricidade e com ela a televisão.

Mas ao chegar encontra a comunidade na luta pela retomada de suas terras, invadidas por pecuaristas.  Os desafios dessa nova identidade indígena, dividida entre a reserva e a cidade, para onde se deslocaram parte dos kadiwéus, surge em toda a sua complexidade, influenciada ainda pela instalação de cinco igrejas evangélicas na reserva. 

Antes de “A Nação Que Não Esperou Por Deus”, será exibido o curta-metragem “Choro da Terra”, de Alberto Alvares.  Após a sessão haverá debate sobre a questão indígena com o Prof. Dr. Paulo de Tássio*, da Faculdade de Educação da UERJ, e o cineasta guarani Miguel Vera Mirim.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

Site do filme: http://www.anacaoquenaoesperou.com.br

Trailer oficial do filme: https://www.youtube.com/watch?v=apacmABN8x0

Confirme sua presença no evento na página do Facebook: https://www.facebook.com/events/1035614003195642

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

AnacaoQueNaoEsperouPor Deus_g3

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support