A Assessoria de Educação Especial, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação realizaram na última quinta-feira (05/05) a formação “Transtorno do Espectro Autista – Os desafios da Inclusão: Informação Gerando Ação.”
O trabalho, que é voltado para a inclusão de autistas, acontece uma vez por mês, às 8h no Auditório Darcy Ribeiro e é direcionado para pais de alunos e professores, e demais funcionários da rede.
O primeiro encontro contou com a participação da Doutora Bianca Fonseca, que abordou o tema “Neurociência: Um olhar para o cérebro.
Carolina Timbó, membro da equipe que assessora a inclusão de crianças especiais na rede falou sobre o projeto.
“Esse ano estamos trabalhando num projeto para inclusão de autistas, com esclarecimentos, orientações através de um ciclo de palestras que ocorrem durante o ano todo. E nós temos vários assuntos a serem abordados: neurociência, função executiva, psicomotricidade, alfabetização, mediação escolar, entre outros”
O objetivo da formação é orientar o trabalho com a criança autista e a sua inclusão na rede municipal de Niterói, discutindo as melhores formas de lidar com o tema.
Texto e fotos: Maria Paula Macário