Escolha uma Página

Professores de Apoio e de Sala de Recursos da rede municipal de Niterói participaram nesta sexta-feira, 11/11, de um encontro de Formação da Educação Especial no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME) e teve como objetivo trabalhar a inclusão através da Tecnologia Assistiva e a produção de materiais, abordando o Plano Educacional Individualizado (PEI), como recurso para os alunos.

A professora Aimi Tanikawa, mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ e responsável pela Tecnologia Assistiva da FME, presidiu o encontro e falou sobre a importância do PEI:

"Trata-se de um instrumento inclusivo , na medida em que oferece parâmetros mais claros a serem atingidos com cada aluno com deficiência, facilita e acessibiliza o seu fazer pedagógico."

Também foram tratadas outros aspectos do Plano Educacional Individualizado como a previsão de estratégias que favoreçam o desenvolvimento do aluno e a necessidade das escolas atuarem junto dos pais, dentre outras.

Ao término do encontro, os participantes dividiram-se em grupos e confeccionaram um modelo de PEI de acordo com as particularidades de cada deficiência e a maneira de lidar com elas.

No dia 25 de novembro acontece o último encontro, com produção de materiais acessíveis e entrega dos certificados.

 

Texto e fotos: Débora Viana e Maria Paula Macário

11.11.16 11.11.16 11.11.16 11.11.16

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support