Escolha uma Página

Professores de Apoio e da Sala de Recursos da rede municipal de Niterói participaram nesta sexta-feira, 25/11, do último encontro da Formação de Educação Especial no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME) e teve como objetivo trabalhar a inclusão através da Tecnologia Assistiva e a produção de materiais, abordando o Plano Educacional Individualizado (PEI), como recurso para os alunos.

A professora Aimi Tanikawa, mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ e responsável pela Tecnologia Assistiva da FME,  que presidiu o encontro, destacou a importância do PEI.

"Trata-se de um instrumento inclusivo, na medida em que oferece parâmetros mais claros a serem atingidos com cada aluno com deficiência. O Plano Educacional Individualizado além de facilitar também acessibiliza o fazer pedagógico."

De acordo com o Departamento de Educação Especial da FME, os professores envolvido no projeto participaram de nove encontros. No último, eles produziram materiais como tesouras adaptadas e fixadores de folhas, que ajudam às crianças com deficiência facilitando as tarefas diárias na escola.

"O objetivo da tecnologia assistiva é oferecer aos professores condições de aprendizagem, para que possam fornecer os recursos para cada aluno. A formação continuada é importante para que eles se instrumentalizem para trabalhar com as crianças com deficiência. Esse preparo faz a diferença na escola e no processo de aprendizagem do aluno", concluiu Andrea Pierre, Coordenadora da Educação Especial da FME.

No encerramento do encontro, todos participaram de uma confraternização e também receberam os seus diplomas.

 

 

Texto: Débora Viana e Maria Paula Macário

Fotos: Bianca Cavaliere e Tatyana Meirellesc-2 d-1 e-1 f-1 i-2

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support