Escolha uma Página

A Diretoria de Educação Infantil realizou nesta quarta-feira (31), no Auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, um encontro com os pedagogos das 12 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e duas Creches Comunitárias que possuem Berçários.

O objetivo do encontro foi apresentar o Projeto de Acompanhamento Pedagógico do trabalho desenvolvido nos berçários, com a finalidade de melhorar a qualidade das atividades intermediadas no ambiente escolar.

De acordo com a secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro, o projeto é de suma importância para a rede municipal. “Devemos buscar melhorar o nosso trabalho com as crianças, já que somos os responsáveis pelo seu desenvolvimento educacional”, ressaltou.

Durante a reunião, dirigida pela professora do Departamento de Estudos da Infância PROPED/UERJ, Vera Vasconcellos, foi aberto um espaço de diálogo entre os participantes para orientar o funcionamento e a importância do trabalho pedagógico no processo de desenvolvimento, inserção e acolhimento das crianças nas escolas e creches.

“O pedagogo precisa pensar na inserção não só da criança, mas também da família nas creches. O diálogo com os pais nos permitem conhecer a criança e trabalhar pedagogicamente, a cada dia, maneiras que auxiliem o desenvolvimento dela”, destacou.

A Diretora de Educação Infantil, Eliza Pandino, ressaltou o valor da aproximação entre as instituições e os pais dos alunos. “As creches e escolas devem buscar uma aproximação com os pais e responsáveis buscando ações de inserção e acolhimento dos alunos”, afirmou

Os próximos encontros irão acontecer nas seguintes datas:

05/07 – Encontro para Professores de Berçários

02/08 – Segundo Encontro para Professores de Berçários

30/08 – Segundo Encontro para Pedagogos

20/09 – Encontro Final: Direção, Pedagogos e Professores dos Berçários

 

Texto e fotos: Larissa Lisboa.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support