Escolha uma Página

Alunos da rede municipal de ensino de Niterói voltam às aulas nesta terça-feira (1º) para o segundo semestre de 2017, após duas semanas de recesso. O encerramento do ano letivo está previsto para 21 de dezembro.

Com o retorno das aulas, a Guarda Municipal estará retomando o programa Ronda Escolar que tem por objetivo prevenir a violência e coibir a prática de pequenos delitos no entorno das escolas. O programa prevê visitas diárias, durante os horários de saída e entrada dos alunos, nos turnos da manhã e da tarde.

Já os agentes da Niterói Transporte a Trânsito (Nittrans) vão estar posicionados nas regiões de maior movimento de veículos para orientar os motoristas e garantir a segurança dos alunos.   

De acordo com a Fundação Municipal de Educação, Niterói conta hoje com 91 escolas. São 42 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e 49 de Ensino Fundamental que atendem 30.039 incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Programa Criança na Creche.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou as atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre letivo com o objetivo de aprimorar a aprendizagem dos alunos e qualificar profissionais da rede. “Teremos as Olímpiadas de Matemática, a Maratona de Língua Portuguesa, o Seminário de Educação Infantil, o Seminário de Educação Inclusiva, a Feira de Ciências, a Mostra Acadêmica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além de diversos cursos e formações. Vamos continuar avançando e contribuindo para a consolidação de uma educação pública de qualidade em Niterói", ressaltou.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou o programa de reforma das escolas e que terá continuidade nos próximos meses. “ Além das 20 escolas que inauguramos, colocamos como prioridade a recuperação e modernização das nossas unidades. Até o fim do ano vamos investir nas UMEIs Neuza Brizola, Julieta Botelho, Alberto de Oliveira e também na Escola Municipal Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis”, concluiu.

Os alunos matriculados no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) devem ficar atentos ao calendário escolar. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Prova Brasil será realizada no período entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. O exame, criado em 2005, faz parte de um conjunto de ações para avaliar a qualidade do sistema educacional brasileiro.

Também continuam abertas as inscrições na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os que não puderam iniciar ou prosseguir os estudos na idade certa. As vagas são para as seguintes unidades:

E.M. Alberto Torres (Centro), E.M. Maria de Lourdes Barbosa (Fonseca), E.M. Paulo Campos (Icaraí), E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos (Ilha de Conceição), E.M. Honorina de Carvalho (Pendotiva), E.M. Altivo Cesar (Barrreto), E.M. João Brazil (Morro do Castro), E.M. Francisco Portugal Neves (Piratininga) e E.M. Helena Antipoff (São Francisco).

Mais informações podem ser obtidas no edital de matrícula do EJA, no site www.educacaoniteroi.com.br ou através do telefone (21) 2179-6426.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support