Escolha uma Página

Cerca de 440 profissionais da Rede municipal, entre professores, pedagogos, professores de apoio especializado e das Creches Comunitárias vinculadas à prefeitura participaram nesta quarta-feira, 02, do primeiro módulo de um Curso de Extensão e Formação Continuada sobre Saúde Mental e primeiros Socorros no auditório da Faculdade de Economia da UFF, no Campus do Gragoatá.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O primeiro módulo, que teve como o objetivo apresentar e debater os modelos metateóricos da ciência (mecanicista, organicista e histórico-cultural), abordou a temática “Saúde Mental e Qualidade de Vida” e contou com a presença do médico psiquiatra e professor de Medicina da UFF, Dr. Jairo Werner, que proferiu uma palestra sobre Saúde Mental com ênfase na avaliação dos processos afetivo-cognitivos do aluno.

A Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, enfatizou a importância de temáticas relacionadas com a saúde no processo de formação continuada. “A aproximação entre universidade e escola, fomenta a troca de saberes, experiências e vivências, além de enriquecer os estudos e as práticas de todos os envolvidos nessa relação dialógica”, afirmou.

 

O Subsecretário de Projetos Especiais da FME, professor José Henrique Antunes, destacou os resultados positivos para a Rede municipal. “Trazer a UFF para dentro das escolas é importante por se tratar da maior instituição de Ensino Superior de Niterói com uma grande experiência no campo da Educação e da Saúde”, destacou.

A assessora de Educação Especial da FME, Andréa Pierre, ressaltou a importância de aprofundar a qualificação dos profissionais. “Esses encontros favorecem a troca de experiências entre professores, pesquisadores, estudantes e familiares. E além de enriquecer as mediações pedagógicas, contribuem para garantir direitos básicos fundamentais”, finalizou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, a atual gestão está empenhada em investir na qualificação dos profissionais da rede. “Acreditamos que a eficiência que temos apresentado, se deve à qualidade e ao empenho dos nossos profissionais. Vamos continuar investindo para garantir uma educação pública de qualidade para os alunos. ”, ressaltou.  

A próxima etapa do curso, prevista para os meses de setembro e outubro, terá como ênfase “Primeiros Socorros e Prevenção/Combate a Incêndio”. Serão oferecidas 280 vagas para profissionais da Rede municipal e das Creches Comunitárias.

Texto: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa.

Fotos: Nathália Dinelli

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support