Escolha uma Página

 

O prefeito Rodrigo Neves visitou na manhã desta quinta-feira, 10, às obras de reforma geral das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) Alberto de Oliveira (Centro), e Julieta Botelho (Fonseca).

Durante a visita estava acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, da Subsecretária de Educação, Patrícia Araújo, do Diretor do Departamento de Obras da FME, Fernando Cruz, e da Superintendente de Gestão Escolar, Wanderlea Nazareth.

As intervenções fazem parte do programa de reforma geral das unidades e que este ano já beneficiou cinco unidades escolares. Na UMEI Alberto de Oliveira, que atende 109 crianças em horário integral, foram feitas obras na cozinha além de pinturas interna e externa em todo o prédio. Já na UMEI Julieta Botelho, que possui 217 alunos em horário integral, foi construída uma rampa de acessibilidade, reformas nas instalações elétrica e hidráulica, além da pintura da escola.

De acordo com o cronograma da Fundação Municipal de Educação (FME), já foram concluídas as obras na UMEI Dr. Paulo César Pimentel, em Itaipu. Outra s duas unidades estão em processo de revitalização: UMEIs Neusa Brizola, no Fonseca, e Marcos Waldemar, em Itaipu.

Ainda pela manhã, o prefeito visitou também as obras da Plataforma Digital Urbana da Engenhoca. O projeto desenvolvido pela prefeitura prevê ainda a recuperação da praça Jose Vicente e também a criação de uma academia para a terceira idade. A previsão de entrega da obra é para 22 de novembro, dia do aniversário da cidade de Niterói.

À tarde, o prefeito assinou o Termo de Cooperação entre a prefeitura e as instituições mantenedoras das 20 Creches Comunitárias que participam do Programa Criança na Creche (ProCC), que atende cerca de 2.070 crianças na faixa etária de zero a cinco anos, em horário integral. O prazo de validade do acordo é de um ano e meio.

A assinatura do Termo de Cooperação após um processo de Chamamento Público pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação. As creches participaram de um processo seletivo com apresentação de documentos, fiscalização das unidades além de contratação de profissionais qualificados. A próxima etapa será a publicação em Diário Oficial do acordo de cooperação prevista para os próximos dias.

Anualmente são repassados para as 20 instituições mantenedores uma verba de cerca de R$ 11 milhões, divididas mensalmente e que são destinadas ao pagamento de salários dos profissionais e demais despesas das unidades.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, a dedicação de toda a equipe é um dos fatores que impulsiona a qualificação educacional do município.

“O trabalho da prefeitura na Educação Infantil é de suma importância a partir do momento em que o foco vai além das questões administrativas. Enfatizar e trabalhar o contexto pedagógico qualifica o ensino infantil e garante aos alunos um futuro melhor”, destacou.

O Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destacou a transparência do processo seletivo.

“O Chamamento Público tem como objetivo dar continuidade ao trabalho que tem sido realizado no âmbito da Educação Infantil. A assinatura do Termo de Cooperação é um avanço para o programa que assegura uma educação pública de qualidade no município”, declarou.

 

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Bianca Cavaliere e Larissa Lisboa.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support