Escolha uma Página

O lançamento do livro “A Lição do Macaco”, da Editora Brinque Ler, será uma das atrações do Estande da Niterói Livros na XVIII Bienal Internacional do Livro nos dias 4 e 7 de setembro.

Escrito por Elaine Furlani, professora da sala de recursos da rede municipal, o livro conta a história de um macaco que critica todos os animais da floresta e quando ele mais precisa é ajudado pelos bichos. Assim ele passa a aceitar os novos colegas exatamente da maneira como eles são.

Autora de outros dois livros publicados: “Vicente esqueceu de ser gente” e “O barbeiro Jeremias”, Elaine explica que tentou trabalhar a temática da aceitação. “É importante abordar o assunto dentro do contexto escolar para que as crianças possam aprender não só a conviver com as diferenças, mas também aceitá-las”, destacou.

“A Lição do Macaco” também possui uma versão em Braile feita pela professora Julie Francine, que foi responsável pela transcrição e ilustração do livro em alfabeto relevo. A iniciativa faz parte de um projeto oferecido pela Fundação Municipal de Educação (FME), coordenado pela professora da rede, Ana Prado.

O livro em Braille será disponibilizado nas unidades municipais de Niterói junto com um CD, com o áudio da história e um DVD em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). “O trabalho foi pensado para dar a criança a sensação mais próxima do real com todos os recursos presentes na história”, afirmou Julie.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressaltou o fato das autoras serem profissionais que atuam na sala de aula. “Quero parabenizar as professoras Elaine Furlani e Julie Francine. Trata-se de um livro desenvolvido e voltado também  para inclusão de alunos cegos e que irá contribuir para estimular a criatividade e a imaginação destas crianças” afirmou.

De acordo com o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a XVIII Bienal será uma ótima oportunidade de divulgar as realizações da atual gestão. “ Estamos muito satisfeitos porque teremos uma agenda extensa com várias atividades promovidas pelos profissionais da rede municipal” declarou.

A XVIII Bienal Internacional do Livro será realizada entre os dias 31 de agosto a 10 de setembro, no Riocentro. O Estande Letras de Niterói terá uma extensa programação com palestras, debates, mesa redonda, lançamentos de livros e atividades culturais.

 

Texto e fotos: Larissa Lisboa.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support