Escolha uma Página

O curso “A Práxis do Pedagogo na Educação Infantil”, voltado para professores e pedagogos que atuam nas Unidades Escolares (UEs), UMEIs e Creches Comunitárias do município de Niterói, realizou nesta quinta-feira, 03, no auditório Darcy Ribeiro, Espaço Oswaldo Salles, o seu 4º encontro.

Promovido pela Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) e pela Diretoria de Educação Infantil, o encontro contou com a presença Professora Ângela Maria Parreira Ramos, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), que abordou o tema “Construção da identidade étnico-racial: O papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas”.

O objetivo da reunião foi enfatizar a lei 10.639/03, alterada pela lei 11.645/08, que institui a prática do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana dentro das escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

De acordo com a professora Ângela Maria, é de suma importância entender a lei e incentivar o desenvolvimento pedagógico de pesquisa e aproximação dos conhecimentos da cultura afro-brasileira. “A ideia é pensar em como uma lei pode ser trabalhada durante todo o ano letivo. Os pedagogos e professores devem auxiliar na reconstrução da imagem étnico-cultural dos negros nos livros didáticos”, destacou.

O 5º encontro do curso está previsto para acontecer no dia 10 de agosto e terá como tema “Questões contemporâneas da/na educação infantil: Relações de gêneros”.

 

Texto e fotos: Larissa Lisboa.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support