Escolha uma Página

O Stand Letras de Niterói, localizado na rua M do Pavilhão 4 Verde, iniciou nesta sexta-feira, 1º de setembro, as suas atividades na XVIII Bienal Internacional do Livro, no Riocentro.

O espaço é uma parceria da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói e conta, em seu acervo, com livros feitos por editoras e escritores da cidade.

As apresentações começaram com a “Contação de História: Mala de Histórias” da escritora niteroiense, Dani Fritzen, que promoveu uma apresentação literária dos seus dois novos trabalhos: “Bento Vento, Bia Ventania” e “A Bailarina e o Soldadinho”, acompanhada do músico Marcello Sader. 

Seguindo a programação, teve a apresentação do grupo “As cigarras”, compostas pelas professoras da rede de ensino do município de Niterói, Liliane Balonecker, Rejane Tinoco e Camilla Bacelar. Que em parceria com o Cordelista João Batista Mello e os músicos Ubiratan Ávila e Adilson Franco, fizeram leituras de poesias e cantaram clássicos da música popular brasileira.

Em seguida, o Deputado Estadual, Waldeck Carneiro, e os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Najjar e Pablo Santos, participaram de uma mesa de debate com a temática: “Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas”.

O Plano Nacional de Educação (PNE), que foi sancionado pela lei 13005/2014, está em vigência até o ano de 2024 e condiz com as seguintes ações: erradicar o analfabetismo, formar os profissionais com nível superior e priorizar o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos dentro da escola. 

O PNE, que tem apoio da sociedade civil e a garantia do poder público, começou em âmbito municipal, partindo para estadual, o interestadual, e por fim nacional. E tem como meta dar a população o direito a Educação Infantil, Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior e Profissionalizante.

Encerrando os eventos, a professora da rede, Liliane Balonecker, lançou o seu livro de poesia “A Borboleta e o Papel”, dando autógrafos para o público presente.

As atividades no Stand Letras de Niterói terão continuidade até o dia 9 de setembro.

 

Texto e fotos: Equipe de Assessoria de Comunicação Social da SEMECT/FME.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support