Escolha uma Página

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia(SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação(FME) realizou nesta quarta- feira(27), durante todo o dia, o I Seminário de Práticas de Letramento em Línguas Adicionais e Materna, no auditório da Universidade Estácio de Sá – Campus Niterói II.

O evento  foi promovido pela Diretoria de 3º e 4º ciclos e contou com a presença de profissionais de língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. O objetivo foi discutir que o letramento não tem somente a finalidade de fomentar a leitura, mas também a formação de um novo leitor com pensamento crítico.

A abertura do evento contou com uma  mesa de debate sobre os  temas "Multiletramento: teoria e prática em sala de aula", dirigido pela Professora Leonor Werneck dos Santos, doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  e  com o Professor Dr. Joel Austin Windle, integrante do NECLES – Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade da Universidade Federal Fluminense, que abordou o "Ensino de língua(s) em uma perspectiva de cidadania intercultural".

Durante o evento foram expostas experiências exitosas de aprendizagem por meio da comunicação oral, como por exemplo o ensino da língua inglesa com o auxílio de músicas. E no encerramento, os participantes foram direcionados para minicursos mediados por profissionais da rede e professores convidados. Foi entregue um certificado de participação do Seminário.

O Seminário Práticas de Letramento em Línguas Adicionais e Materna teve apoio do Instituto de Letras – UFF, Grupo Santillana e a Embaixada da França no Brasil.
 

Textos e Fotos: Alan Jorge Dornelas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support