Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação encerraram nesta sexta-feira, 29, as atividades do Seminário “Infâncias, Artes e Imaginação”.

O terceiro dia foi marcado por oficinas e rodas de conversa em vários locais cidade. No Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Professor Doutor Luiz Guilherme Vergara (UFF) e a professora de Artes da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Barbara Harduim, abordaram o tema “A relação ou a não relação com os territórios culturais na Educação Infantil”. Já no Museu de Arte Popular Janete Costa, o professor e curador Jorge Mendes debateu a temática “Vivências e inserção na Cultura Popular”.

Também foram realizadas atividades no Solar do Jambeiro, e o grupo “As Cigarras”, formado pelas professoras da rede, Liliane Balonecker, Rejane Tinoco e Camila Bacelar, junto com a atriz e escritora, Danielle Fritzen, fizeram uma apresentação musical, “Pelos fios da poesia”, com leituras poéticas e contação de histórias. Após a apresentação, foi realizada a mesa “As artes da infância e a infância do artista”, mediado pela pedagoga da SEMECT/FME, Lílian Garcia, e pelo Artista Plástico, Lin Lima.

Já na Sociedade Fluminense de Fotografia, o coordenador de Artes da rede e fotógrafo, Eires Silveira, falou sobre a exposição “Fotografia: Pelas Lentes do Sensível” que ficará em cartaz até o dia 14/10. Realizou também dinâmicas com o público presente, trabalhando fotografias feitas por aparelhos celulares.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressaltou a importância do trabalho realizado durante os três dias de seminário. “A troca de experiências realizadas nesse período é importante pois coloca em destaque o trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito de Educação Infantil”, declarou.

De acordo com o presidente da FME, Bruno Ribeiro, todos os trabalhos desenvolvidos tem a marca da qualificação da Educação pública de Niterói. “É de suma importância investir em nossos profissionais, pois através deles iremos promover o desenvolvimento de um ensino de qualidade e a capacitação dos nossos alunos”, destacou.

A solenidade de encerramento do seminário aconteceu no Teatro Municipal de Niterói, e foi dirigido pela diretora de Educação Infantil e coordenadora do Programa Criança na Creche (ProCC), Eliza Pandino, que aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de todos na organização do evento.

O púbico também pode curtir uma apresentação do grupo Clube do Choro de Niterói, formado pelos músicos: Paulinho Bandolim (bandolim), Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro).

 

Texto e fotos: Equipe de assessoria de comunicação social da FME.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support