Escolha uma Página

A cidade de Niterói realizou nesta sexta-feira, 18, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, o “XVII Seminário – Vítimas do Silêncio”, aberto ao público.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Núcleo de Ações Integradas (NAI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Rede de Defesa da Criança e Adolescente (DCA), o Núcleo de Atenção Especial à Criança, ao Adolescente e Adulto (NAECAA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o encontro teve como objetivo apresentar os programas de proteção às vítimas de abusos e propor estratégias para reverter os casos que ocorrem na cidade.

A solenidade de abertura contou com a presença da psicóloga, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e professora da rede, Márcia Pombo, que apresentou a proposta do seminário.

Dando continuidade ao evento, foi realizada uma mesa de roda de conversa com a temática “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes”, mediada pela Supervisora Técnica do NAECAA, Sônia Siqueira, e composta pela Assistente Social do CREAS, Evelyn da Silva, do psicólogo Sandro Pettezzoni e da integrante da equipe de Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP) da FME, Ana Carla França, que abordaram questões de violências contra as vítimas e as formas de proteção e acompanhamento psicológica e social, além de propor ações pedagógicas a serem realizadas no âmbito escolar como instrumento de discussão do tema em pauta, para que condições sejam criadas para trabalhar diariamente com os alunos.

Encerrando o encontro, foi aberto um espaço para debater e dialogar com o público sobre os assuntos tratados durante o seminário.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Alan Jorge Dornelas.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support