Foto: Cheila Pacetti
Os alunos da Escola Municipal Alberto Francisco Torres participaram de uma oficina de criação de abelhas nativas no Parque das Águas, no Centro de Niterói. O encontro fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, uma parceria da Secretaria e Fundação Municipal de Educação com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.
Na oficina, os estudantes aprenderam sobre as diversas espécies de abelhas sem ferrão, sobre os hábitos, a reprodução e a hierarquia desses insetos. Eles também puderam ver uma caixa de abelhas e analisar como elas de dividem e se organizam no habitat natural. O meliponicultor Renan Pereira explicou para as crianças como os criadores de abelhas fazem para proteger esses animais de riscos e ameaças.
Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, essas atividades são importantes para que as novas gerações valorizem mais o que está em volta deles.
“Este é um momento de aprendizado. Muitas vezes a gente valoriza o asfalto, a tecnologia, mas é importante parar, ir ao parque, olhar, aprender, descobrir que podemos ficar perto de algumas abelhas e absorver esse conhecimento. A Semana do Meio Ambiente tem o papel de reflexão, da descoberta, de quebrar paradigmas e mudar hábitos. E esperamos que, através da Educação, a gente consiga, cada vez mais, cuidar melhor do ambiente em que vivemos. Para não só formar vocês, nossos alunos, mas fazer com que essa formação chegue aos familiares, amigos e bairros”, declarou.
O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, reforçou que essas atividades interativas podem, e devem, acontecer mais vezes.
“Temos que nos integrar, apreciar um pouco mais o que a natureza tem a nos oferecer. Precisamos nos desligar um pouco para ver tudo que a natureza pode oferecer”, pontuou.
O estudante Luis Gabriel de Oliveira contou que a sua parte favorita do dia foi aprender um pouco mais sobre as espécies: “Eu gostei muito de participar e queria que tivessem mais oficinas como essa, para aprender ainda mais sobre o meio ambiente”, empolgou-se.