A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) abriram, nesta terça-feira (20), o período de inscrições para os Projetos Educacionais Instituintes das Unidades de Educação da Rede Municipal de Niterói. A iniciativa tem como objetivo apoiar propostas pedagógicas inovadoras que contribuam para o fortalecimento do trabalho em sala de aula e para a valorização da autoria docente e discente.
O edital prevê o fomento a projetos que potencializem as práticas pedagógicas socialmente referenciadas, contribuindo para a qualificação da educação básica, o fortalecimento dos Projetos Político-Pedagógicos das unidades e a promoção de uma educação integral, inclusiva, antirracista e conectada com os desafios contemporâneos. Os projetos poderão ser inscritos de forma individual, coletiva ou integral (envolvendo toda a equipe da unidade), com previsão de apoio financeiro de até R$ 5.990,00 por proposta aprovada.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de junho, presencialmente na sede da SME (Rua São Pedro, 108 – 1º andar, Centro), das 8h às 17h. Os projetos também deverão ser enviados por e-mail no mesmo período para: projetoseduinstituintes@educacao.niteroi.rj.gov.br. Os resultados serão divulgados no dia 11 de junho.
Segundo o secretário municipal de Educação, Bira Marques, os projetos instituintes são uma forma de incentivar a produção pedagógica com identidade e compromisso social.
“Nosso objetivo é valorizar o olhar das nossas equipes sobre os territórios escolares, estimulando propostas que fortaleçam o protagonismo das crianças, estudantes e profissionais da rede. Esses projetos refletem o cotidiano, a diversidade e os desafios de cada escola”, destacou.
As propostas aprovadas serão apresentadas na 11ª Mostra dos Projetos Educacionais Instituintes, que será realizada em local e data a serem divulgados. A mostra contará com exposições culturais dos registros materiais e comunicações orais dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
A iniciativa também integra as estratégias da Rede para ampliar repertórios culturais e garantir a aprendizagem com sentido e pertencimento. Em 2024, a mostra reuniu trabalhos de dezenas de unidades escolares no Museu Janete Costa, com esculturas, instalações, painéis e maquetes criadas pelas crianças e estudantes da rede.