Escolha uma Página

O Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, localizado no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, completou três anos de funcionamento. O espaço, reinaugurado pelo prefeito Rodrigo Neves, é administrado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Fundação Municipal de Educação (FME) e Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.

No evento de comemoração, na tarde desta terça-feira (31/05), foi inaugurado o Acervo de História Fluminense, que integrará a Biblioteca Virtual do espaço. O arquivo levará o nome do professor e historiador Salvador Mata e Silva que coordena o curso de história “Conhecendo Niterói”, ministrado no local. O acervo contará com trabalhos de pesquisa e publicações de Salvador.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o espaço é de grande importância para Niterói.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe pelo trabalho que o Memorial vem fazendo. É um espaço que defende a cultura na cidade e também onde temos a oportunidade de homenagear um dos melhores historiadores da cidade. O trabalho desenvolvido pelo professor Salvador aqui e em São Gonçalo são considerados de referência, portanto, é uma homenagem mais do que justa”, disse.

O subsecretário de Projetos Especiais da FME, professor José Henrique Antunes, ressaltou que o Memorial Roberto Silveira é um lugar para elevação de capital cultural dos jovens e adolescentes.

“A equipe do espaço realiza com maestria todos os trabalhos. Esses três anos passaram muito rápido, e este momento, após a reforma do local já abrigou diversos eventos. O mais interessante é que reunimos aqui muita gente em prol da cultura e de uma sociedade melhor. Agradeço também ao Salvador, por estar sempre nos ajudando a difundir o patrimônio cultural da nossa cidade”, declarou.

Já o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade, parabenizou toda a equipe responsável pelos projetos educacionais que são realizados no Espaço.

“Niterói é uma cidade que se desenvolve cada vez mais em tecnologia e inovação, mas também é um município que gosta de resgatar a memória, saber da sua história, e isso é muito importante para a sociedade”, disse.

O professor e historiador Salvador Mata e Silva, declarou que se sentiu honrado com a homenagem, principalmente por ser um lugar em que tem prazer de trabalhar.

“Agradeço todo o apoio da equipe do memorial e da Semect/FME. Este é um espaço em que sempre procurei contribuir com o meu conhecimento, e o acervo que inauguramos é de intensa atividade cultural. Espero poder colaborar cada vez mais, intensificando minha ajuda e tempo para a população”, comemorou.

Atualmente, o Memorial Roberto Silveira abriga vários projetos como Curso de História Conhecendo Niterói, Curso de Português – Português à La Carte, o Revisitando a Literatura Fluminense e o curso de teatro Amigos da Arte.

Também estiveram presentes a representante do gabinete do deputado estadual Waldeck Carneiro, Eliani Pacheco de Oliveira, a presidente da Academia Niteroiense de Letras, Márcia Peçanha e a subsecretária de Educação, Patrícia Gomes.

Texto: Marina Assumpção

Fotos: Felipe Saldanha

IMG_9147 IMG_9163 IMG_9177 IMG_9182 IMG_9202 IMG_9229 IMG_9239 IMG_9260 IMG_9271 IMG_9272 IMG_9279 IMG_9281 IMG_9286 IMG_9291 IMG_9292 IMG_9293 IMG_9305 IMG_9319

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support