Escolha uma Página

Foi dado o inicio dos jogos escolares da Escola Municipal Bolívia de Lima Gaétho, localizada no bairro do Rio do Ouro, em Niterói. A cerimônia de abertura aconteceu nesta quinta-feira (16). O projeto, que envolve alunos, professores e demais funcionários da unidade, foi intitulado de "Bolimpíada 2016", devido ao nome da escola. A ação será feita em conjunto com o Projeto Fefa, trazendo uma parceria entre as disciplinas de Francês, Educação Física e Artes.

O programa tem a supervisão da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Flávia Monteiro de Barros e da Fundação Municipal de Educação (FME), por meio da Coordenação de Língua Estrangeiras Francês e  da Coordenação de Educação Física, além do Consulado Francês.

Durante a cerimônia de abertura, alunos produziram cartazes comemorativos e confeccionaram uma bandeira olímpica. Os estudantes cantaram também o hino nacional francês e o brasileiro, e fizeram apresentações de dança, fita, ginástica rítmica, e outras atividades ligadas ao esporte.

Os jogos do campeonato acontecerão durante as aulas de Educação Física.  Para a diretora geral da E.M. Bolívia Gaétho, Jaqueline Castro, este é um projeto considerado de total importância para todos da escola.

"Este é um programa que será levado ao longo do ano, também para outras unidades da rede, e a nossa escola foi escolhida para fazer a abertura. Todos os nossos profissionais e estudantes abraçaram a causa, para fazer bonito nos jogos", declarou.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a parceria com o Consulado Francês é fundamental para manter a qualidade do projeto.

"É um honra para a Educação de Niterói receber esse projeto, tão bem construído. Temos atualmente na rede, sete unidades com a opção de francês como língua estrangeira, e isso é um diferencial do Governo do Prefeito Rodrigo Neves. Um orgulho para a cidade e até mesmo para o estado do Rio de Janeiro", disse.

A coordenadora de Francês da FME e diretora da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, Marina Melo de Souza, lembrou que é fundamental a integração entre as disciplinas: "Esta é uma das escolas inseridas no projeto Fefa, e acredito que a o ensinamento do francês só entrou para somar", destacou.

Pedro Armando Magalhães, vice-presidente da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, também esteve presente na cerimônia, e falou sobre a importância do ensino da língua.

"O Francês é  historicamente ligado ao Rio de Janeiro, e eu luto para que ele  tenha cada vez mais projeção no nosso país. Este tipo de evento é culturalmente muito bom para as crianças, afinal, esta é também uma língua olímpica, e os estudantes devem ter noção de sua importância, além de conhecimento sobre o envolvimento do Brasil com a França", explicou.

A subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, disse estar muito feliz com as realizações da Educação em Niterói.

"Ficamos muito emocionados quando vemos um trabalho de qualidade na rede pública de Educação. A inclusão do Francês em nossas unidades, em 2014, foi, certamente, uma grande conquista para todos", pontuou.

O presidente da FME convidou ainda a todos os alunos, professores e funcionários da escola para a passagem da tocha olímpica, que vai acontecer em Niterói. Também estiveram presentes na solenidade a representante do Consulado Francês, Sandrine Disleu, a coordenadora de 3º e 4º ciclo da FME, Aline Jabarini, a coordenadora pedagógica de Educação Física, professora Lúcia Voss, o coordenador de Artes, Eire da Silveira, o professor de Educação Física da unidade, professor Carlos Augusto, e a diretora adjunta da unidade, professora Rosane Avila.

 

Texto: Marina Assumpção e Maria Paula Macário

Fotos: Bianca Cavaliere

 

ok 10 ok 13 ok 15 ok 16 ok 17 ok 20

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support