Escolha uma Página

Muita emoção tomou conta do Teatro João Caetano na noite desta quarta-feira, dia 19, com a última etapa do Concurso de Incentivo à Leitura da Rede Municipal Educação de Niterói, que este ano teve como tema o centenário do poeta Manoel de Barros. Alunos das unidades municipais, divididos entre as categorias Educação, infantil, 1º ao 4º ciclo do Ensino Fundamental, além de Educação de Jovens e Adultos, apresentaram poemas de sua autoria em homenagem ao escritor. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), através da Coordenação de Promoção da Leitura, faz parte das programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Ciência Alimentando o Brasil que acontece até o próximo sábado, 22.

“Gostaria de agradecer aos profissionais que ajudaram na organização a fim de promover este evento tão bonito, e também aqueles que estão no dia a dia da escola, que fazem a educação pública em Niterói ter essa marca de qualidade e de compromisso com o aluno. E claro, aos nossos poetas, que nos sensibilizaram, nos tocaram e nos fizeram sonhar, pensando em sobretudo no potencial que essas crianças e jovens tem, de criar um país diferente, com a marca da educação pública. Estão todos de parabéns, é uma noite memorável”, declarou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo.

A abertura do evento se deu com a leitura do poema “O menino que carregava água na peneira”, de autoria de Manoel de Barros, entoado pelas professoras municipais Priscilla Mello e Rose Benites. Em seguida foi a vez da apresentação do grupo Vozes da Educação, formado por servidores públicos da SEMECT e FME, anunciado também na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pelos alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Denise Mendes Cardia. O grupo encerrou com participação especial do Projeto Aprendiz, com a canção “Sementes do Amanhã”. O repertório foi escolhido levando em consideração uma relação poética entre alimentação, plantio e natureza.

Após a apresentação musical, foi a vez das grandes estrelas da noite, os poetas mirins, se apresentarem. Participaram alunos das seguintes unidades: Escolas Municipais Ernani Moreira Franco, Felisberto de Carvalho, Francisco Portugal Neves, João Brazil, Professor Paulo de Almeida Campos, José de Anchieta, Maralegre, Alberto Francisco Torres, Santos Dumont, Antinéia Silveira Miranda e das UMEIS Áurea Trindade Pimentel de Menezes e Jacy Pacheco.

“Viver o espetáculo que vivemos essa noite prova que estamos no caminho certo, fazendo uma educação pública de qualidade, graças, tanto aos funcionários da SEMECT e FME quanto aos professores que estão chão da escola, e parabenizar nossas crianças e jovens. Nós sonhamos juntos e o sonho se tornou realidade e eu tenho orgulho de ser gestor e fazer parte dessa equipe” afirmou o presidente da FME, Bruno Ribeiro.

 Após a apresentação foi chamado o corpo de jurados, formado pelas professoras Edith Frigotto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Língua Portuguesa, pesquisadora da área de Letramento Literário e coordenadora do Programa de Alfabetização Literária, Márcia Pessanha, doutora em Letras e Literatura, poeta e presidente da Academia Niteroiense de Letras, Sônia Monnerat, de Teoria da Literatura no curso de Letras da UFF e do curso de Especialização em Literatura Infanto-juvenil, no qual trabalha com Produção Textual, além da Yohana Sanfer, escritora, autora dos livros "Da boca pra dentro", "É de menino, é de menina" e coautora do "Doze por doze", que também escreve no blog “Papel, palavra, coração” e é criadora da livraria virtual Sanfer livros e idealizadora do Projeto Visita literária. Elas avaliaram e julgaram cada uma das poesias recitadas, definindo os vencedores por categoria:

Educação Infantil – GREI 5 B da Escola Municipal Ernani Moreira Franco – “Manoel De Barros, O Poeta Do Absurdez”

Ensino Fundamental:

1º Ciclo: Júlia Rebeca Lopes Dos Santos da E. M. Francisco Portugal Neves – “Árvore Sem Vida”

2º Ciclo: João Daniel Rodrigues de Medeiros da E. M. Prof. Paulo de Almeida Campos – “A Alma Se Alimenta De Quê?…”

3º Ciclo: Ana Clara Pinto de Oliveira da E. M. José De Anchieta – “Dias e Noites”;

4º Ciclo: Ivan Costa Pereira, da E. M Santos Dumont – “O Poeta Das Aves”;

Educação de Jovens e Adultos: Shirley Ferreira da Silveira, da E. M. Francisco Portugal Neves – “As riquezas da vida simples”.

Além das autoridades já citadas, ainda marcaram presença os subsecretários de Educação, Patricia Gomes, Ciência e Tecnologia, professor Luis Andrade e de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, a superintendente de Gestão de Pessoas Wanderléa Nazareth, o diretor de Programas Especiais, André Valim, o deputado estadual Waldeck Carneiro entre outros. A Semana Nacional de Ciências e Tecnologia continua nessa sexta-feira, 21 e sábado, 22 com Feira de Ciências e Tecnologia, que está sendo realizada no Campo de São Bento.

Texto: Mariah Bellido

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support