Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação  realizaram na manhã desta quarta-feira, 30/11, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles,  a I Jornada de Alfabetização da Diretoria de 1º e 2º ciclos, cujo tema foi "Diálogos sobre a Alfabetização".

Neste ano a Diretoria de 1º e 2º ciclos buscou, por meio de algumas ações mais específicas, reafirmar seu compromisso em promover discussões, reflexões e trocas de experiências no campo da Alfabetização e do Letramento. Nesse caminhar, a Jornada foi mais um encontro com o objetivo de estabelecer um diálogo maior com os professores da Rede sobre desafios e questões da Alfabetização no tempo presente. Participaram do evento cerca de cem professores do 1º segmento do ensino fundamental, pedagogos e demais profissionais da rede municipal.

A programação teve início pela manhã com a realização de um debate que contou com a participação das professoras, Carmen Sanches Sampaio (UNIRIO) e Glória Maria Anselmo (SEMECT/FME) sobre os desafios da Alfabetização.

Houve ainda uma apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Jacinta Medela em comemoração aos 100 anos do Samba.

À tarde foram realizadas diversas exposições orais e apresentações de trabalhos a partir das experiências dos professores alfabetizadores da Rede. Os temas foram: "Leituras e releituras: experiências compartilhadas do Reforço Escolar" (Prof.ª Ana Claudia M. do Nascimento/E. M. José de Anchieta; Prof.ª Jéssica Amaral Dezerto/E. M. Maria Ângela Moreira Pinto); "Experiências compartilhadas das Classes de Aceleração" (Prof.ª Maria Ivanece R. Ferro/E. M. Infante Dom Henrique); "Alfabetizar é amar com letras" (Prof.ª Carmen Lucia Martins da Silva/UMEI Rosalda Paim)

"PNAIC Niterói sob olhar de uma Orientadora de Estudos" (Prof.ª Camila Bacelar/E. M. Dario de Souza Castello)

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro destacou o trabalho que tem sido desenvolvido. "Temos que consolidar as nossas reflexões pedagógicas sobre a alfabetização, com clareza de qual é o trabalho que a rede vem desenvolvendo. A nossa prática pedagógica é sempre híbrida, fruto de muitas experiências, de muitas fontes e muitas inspirações teóricas".

Encerrando o evento, todos puderam assistir a uma apresentação do Projeto Aprendiz, com as crianças da Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos.

unnamed-17

 

unnamed-15

img_5158 img_5159 img_5173 img_5185 img_5272

Texto: Débora Viana e Maria Paula Macário

Fotos: Bianca Cavaliere e Elana Costa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support