Escolha uma Página

A Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, localizada no Campo de São Bento, em Icaraí, na cidade de Niterói, vai completar três anos de reinauguração nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2017.

A unidade pertencia ao Governo do Estado do Rio de Janeiro até o ano de 2013, quando foi inserida no Sistema Bibliotecas Populares de Niterói, sendo municipalizada, reformada e ampliada. Atualmente conta com seis salas divididas em categorias infantil, leitura geral, pesquisa, referência, empréstimo e gibiteca. E conta com um acervo de 12 mil materiais, entre livros, DVD, CD e revistas.

Para celebrar o aniversário da biblioteca será realizada uma programação nos dias 14, com um debate do livro da escritora Yolanda de Regina Costa, mediada pela psicóloga Ana Luísa Neves, às 10h e no dia 17, com a apresentação de um sarau poético feita pelos alunos do teatro Odir Vernon, às 10h.

Para a diretora da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, Maria da Gloria Souza Blauth, que coordenada a equipe de professores, trabalhando há 50 anos como bibliotecária, é muito gratificante exercer a sua função.

“Além de trabalhar com o que eu gosto, a biblioteca é um local de informação e conhecimento de todos os gêneros que torna possível a acessibilidade à cultura aos leitores e usuários de todas as idades. É muito prazeroso ser bibliotecária e ter como missão a realização de atividades voltadas para a comunidade e acolher o público de maneira que eles se sintam pertencentes ao espaço”.

O Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói foi instituído pelo decreto municipal 11.368/2013 e tem como objetivo a criação de espaços de leitura para um público  de todas as idades, tendo como iniciativa a ampliação do conhecimento e a democratização do acesso à cultura, estimulando o desenvolvimento do hábito de leitura e da formação de novos leitores.

Dentro do programa de qualificação das bibliotecas populares a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação estão realizando um seminário de formação continuada “Biblioteca Pública em foco”,  iniciado no dia 07 de novembro e com o encerramento previsto para o dia 05 de dezembro. O projeto tem como objetivo qualificar o trabalho desenvolvido pelos profissionais das unidades e fortalecimento  da relação entre as bibliotecas e a população.

A Rede Municipal de Educação conta hoje com seis bibliotecas populares: Cora Coralina (Centro), Aguinaldo Pereira de Macedo (Fonseca), Silvestre Mônaco (Ilha da Conceição) Lídice Fróes (Jurujuba), Monteiro Lobato (Barreto) e Anísio Teixeira (Icaraí).

As Bibliotecas coordenadas por Bibliotecários contam com equipe de professores e estagiários, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com programação cultural que engloba rodas de conversas, rodas de leitura, oficinas, contação de história, visitas guiadas com agendamento, orientação à leitura e à pesquisa e empréstimos de livros, CD’s e DVD’s.

           

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Equipe de Assessoria de Comunicação da FME.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support