Escolha uma Página

Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Niterói e municípios vizinhos do Leste Fluminense participaram nesta quinta-feira, 08, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, do 3 encontro de monitoramento do programa.

Promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação, o evento teve como objetivo propor reflexões sobre as questões de segurança alimentar que são inseridas nas unidades escolares, além de desenvolver novas práticas de Alimentação saudável nas escolas a partir da troca de experiências entre os participantes.

Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é de suma importância trabalhar a alimentação saudável nas escolas.

 “Uma das principais questões que preocupam a saúde mundial é a obesidade infantil. Devemos inserir diariamente uma alimentação mais saudável nas unidades e reeducar as nossas crianças como medida de cuidado e prevenção de doenças”, destacou Flávia.

A solenidade de abertura contou com uma homenagem aos conselheiros do CAE Niterói, além da apresentação do “Resumo dos Avanços e Desafios da Alimentação Escolar do Município de Niterói”, ministrado pela diretora do Departamento de Alimentação Escolar da FME, Ivone Albertino.

Durante a programação, no período da manhã, foram realizadas palestras que abordaram assuntos como “A Garantia da Alimentação Especial na Alimentação Escolar”, ministrado pela nutricionista da FME, Ana Cristina Cordeiro; “Participação da Universidade nas Políticas Públicas: A Experiência do GEPASE/UFF no âmbito do PNAE”, apresentado pela professora da Faculdade de Nutrição da UFF, Patrícia Camacho; e “Ambiente Alimentar Escolar”, tema proposto pela nutricionista do FNDE/CECANE, Alessandra Pereira.

Dando continuidade ao evento à tarde, a temática discutida foi “A Importância do Controle Social na Prestação de Contas do PNAE”, ministrado pela Auditora Federal de Finanças (AFC), Carla Arêde, além da abertura de um espaço para o diálogo entre os membros do CAE’s com o intuito de compartilhar experiências.

Na ocasião o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância da fiscalização do trabalho desenvolvido pelo CAE.

 “Nós, gestores, devemos acompanhar as ações desenvolvidas pelos nossos setores para que possamos aprimorar o nosso trabalho. A nossa meta é oferecer, além de um ensino público de qualidade, uma vivência alimentar saudável para os nossos alunos, para que eles se tornem gradativamente em cidadãos conscientes”, declarou Bruno.

De acordo com o Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, o encontro é uma iniciativa positiva para qualificar o trabalho desenvolvido na cidade.

 “A Prefeitura de Niterói vem mantendo, ao longo dos anos, a trajetória de implementação da alimentação saudável que atenda os anseios da comunidade escolar. É fundamental abrir um espaço para debater questões como a saúde alimentar para que possamos aperfeiçoar, diariamente, as ações que realizamos na rede”, declarou Henrique.

O 3º encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar contou com a presença de 11 municípios do Leste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, entre eles: Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: João Pedro de Carvalho.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support